Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

http://jazzistica.blogs.sapo.pt

Blog de poesia , música e olhares de Marina Malheiro, aprendiz de poesia

http://jazzistica.blogs.sapo.pt

Blog de poesia , música e olhares de Marina Malheiro, aprendiz de poesia

International - feat. OMD

11.06.19 | marina malheiro

601f2ac65499dbda86c5090611505380.jpg

uma cópia velhinha deste autocolante deve estar numa caixa que guardo algures, com memórias da minha infância. recordo-me de subir a pé , de mãos dadas aos meus pais ou aos meus irmãos até ao Alto da Ajuda onde faziam a festa do Avante. percebia que aquilo era importante para os meus pais. não sabia muito bem porquê. aprendi mais tarde com tudo o que me transmitiram . é esse legado que quero passar aos meus filhos.

hoje partiu o mentor da Festa, anti-fascista, preso político, soldado na guerra colonial, melómano. leio que foi o último dirigente do PCP com estes atributos históricos. uma perda imensa.

recordo uma grande amiga que já partiu e que em todas as manifestações do 25 tinha de ir cumprimentar o "camarada" Jerónimo.fê-lo até ao fim.

recordo os velhotes anti-fascistas que vi com bandeiras do PCP parados junto aos sinais de trânsito mantendo a sua ideologia.

recordo uma anti-fascista alentejana que resistiu com bravura à tortura da PIDE mantendo-se calada e não denunciando ninguém para os lados do Couço.

tal como João Miguel Tavares escreveu no seu excelente discurso do 10 de Junho "não importa se é de esquerda ou de direita, importa o seu caráter" .

Deixo aqui o artigo ( bonito) de homenagem que Pedro Tadeu escreveu para Rúben de Carvalho e uma música única dos OMD (International-) in "Dazzle Ships" ( 1983) que só os melómanos compreendem.  ( all rights reserved to OMD)

@mmalheiro

 

2 comentários

Comentar post