Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

http://jazzística.blogs.sapo.pt

Blog de poesia , música e olhares de Marina Malheiro, aprendiz de poesia

http://jazzística.blogs.sapo.pt

Blog de poesia , música e olhares de Marina Malheiro, aprendiz de poesia

# Do poder das palavras nas relações humanas - (feat. Isabel Silvestre- Asa Branca)

04.07.18 | marina malheiro

77f9ccf455eebfbe9eff65b171753877.gif

Natalia Osipova em  Don Quixote ( 2010)

No exame nacional de Português do 12º ano (2018- 1ª fase) no grupo III pedia-se uma perspetiva pessoal sobre o poder das palavras nas relações humanas. Este tema dá muito "pano para mangas", muita escrita argumentativa, muitas palavras sobre a sociedade, o mundo e os outros na época das redes sociais, das sms, do What'sApp, do twitter,do Instagram.

Em que medida gastamos as palavras ou dizemos palavras a mais nas relações humanas e isso traz consequências permanentes ? Às vezes as palavras com prefixos de negação ( infelizmente) ou advérbios de negação não permitem um retrocesso a uma realidade mais colorida, mais feliz.

O excesso de informação, o excesso de palavreado cansa e provavelmente nada traz de novo. A poupança linguística e informativa urge para que se possa selecionar / escolher as palavras verdadeiramente importantes, com essência, como "abraço", por exemplo.

A música é a par com a literatura, uma arte com palavras dentro. Une pessoas de todas as etnias, credos, movimentos políticos, géneros, países. Talvez, por isso, o fado seja escutado com atenção no Japão, mesmo que não percebam uma única palavra de português.

Escute, aqui, uma versão excelente de "Asa Branca" ( encontra aqui neste Blog, a versão de David Byrne) cantada pela magnífica Isabel Silvestre. ( todos os direitos reservados a Isabel Silvestre).

Sempre existiram drogas mais potentes, mais calmantes, mais tranquilizantes, mais alucinógenas do que todas as drogas da farmacopéia antiga e da farmacologia moderna. Essas miracle-drugs, essas drogas-milagre são as palavras.]

Pitigrilli

@mmalheiro