Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

http://jazzistica.blogs.sapo.pt

Blog de poesia , música e olhares de Marina Malheiro, aprendiz de poesia

http://jazzistica.blogs.sapo.pt

Blog de poesia , música e olhares de Marina Malheiro, aprendiz de poesia

# Da " fome de leitura" ( Yu Hua & Rui Veloso)

28.05.18 | marina malheiro

0ffc05b19196b172bd66cd382527909a.jpg

James Holt Marbles JEH Marble HUGE1 89 inch Handmade Glass Surface Work

Yu Hua escreve a páginas tantas no seu interessante livro China em Dez Palavras [ Relógio D'Água Editores, 1ª edição, Abril de 2018]: " (...) Vivíamos mergulhados numa fome de leitura há demasiado tempo e apenas olhar para estas obras famosas trazia-nos já uma grande alegria. Algumas pessoas mais generosas abriram os livros que tinham comprado, permitindo que quem não conseguira comprar nada pudesse cheirar o aroma da tinta. Eu também tive essa possibilidade , foi a primeira vez que senti a fragrância de um livro novo, um delicado perfume absolutamente deslumbrante. Nunca esqueci as expressões das pessoas que ficaram imediatamente atrás do número cinquenta, consigo descrevê-las apenas como uma espécie de ódio amargo. ". 

Este é apenas um breve excerto sobre a fome de livros, de cultura, depois de terminar a Revolução Cultural na China. Agora são publicados milhares de livros por ano, na China.

Em Portugal são publicados tantos livros. Onde ficou a fome de leitura? Saciada pelas redes sociais, pelo digital, pelo excesso de informação, pelo excesso de instrução cognitiva? 

O problema é este  [ a gente não lê- todos os direitos reservados a Rui Veloso]. De acordo com dados de 2016, a taxa de analfabetismo em Portugal é de 5%, ainda. 

 

@mmalheiro