Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

http://jazzistica.blogs.sapo.pt

Blog de poesia , música e olhares de Marina Malheiro, aprendiz de poesia

http://jazzistica.blogs.sapo.pt

Blog de poesia , música e olhares de Marina Malheiro, aprendiz de poesia

# 543

09.12.11 | marina malheiro

2Foto de Biblioteca Nacional (Lisboa)

 

Guardando as palavras pertinentes  de António Pinto Ribeiro in "Revolução na educação" (Público 9/12/2011):

"A cultura está intimamente ligada à criatividade, não há ideias criativas no vácuo e o contexto cultural pode matar ou, pelo contrário, criar criatividade.

 É necessário estar disponível para a inovação imprevista e imprevisível, e por isso livre de controlos programáticos (...)

Os sistemas educativos actuais orientam-se para a formação de "gerações de máquinas eficazes" cujo objectivo é realizarem lucro e crescimento económico, fins que não se acordam com a liberdade de cidadania, a saúde, o bem-estar e a justiça . (...)   Nussbaum advoga que a aprendizagem da democracia e a formação do cidadão do mundo sejam as bases de toda a aprendizagem. "

 

 

Este artigo assume uma pertinência única no ano em que o país necessitou de ajuda externa internacional e em que cortes inacreditáveis foram e ainda vão ser aplicados numa área fundamental, a da Educação. Até dia 15 de Janeiro circulará um abaixo- assinado nas escolas para debater a revisão curricular. http://www.educare.pt/educare/Atualidade.Noticia.aspx?contentid=B1166745C66C8DF9E0400A0AB8004F22&opsel=1&channelid=0

A bem das gerações actuais e das vindouras, para que não se transformem nas tais " máquinas eficazes" sem olharem para o Mundo e para os outros.

 


Kate Bush, "Never be mine" ( 2011)

 

escutando a "babooshka" Kate Bush e agradecendo a existência de excelentes suplementos culturais como o Ípsilon ( www.publico.pt)


 

 @marinamalheiro